Reitoria
Uma Universidade de Futuro
Desde a sua fundação, em 1998, a Universidade Lusófona (ULusófona) protagonizou um significativo desenvolvimento em todos os seus níveis de atuação: académico, de investigação, de internacionalização e de ligação à comunidade. Este desenvolvimento institucional ímpar permitiu à Universidade posicionar-se como uma Instituição de Ensino Superior de referência em Portugal, na Europa e nos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Sinto-me honrado de ser o Reitor desta Universidade e muito orgulhoso da comunidade académica que lidero: estudantes, docentes, colaboradores e parceiros. Asseguro que trabalharei, incansavelmente, com toda a equipa reitoral, e certo do apoio de todos, para continuar a investir no sucesso dos estudantes, na mais alta qualificação dos docentes, elevando a reputação da ULusófona, através da inovação pedagógica, do investimento na investigação e inovação, no incremento da internacionalização, sempre com o compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão.
Estudantes, professores, colaboradores, administradores, alumni e amigos da ULusófona, empenhar-nos-emos em continuar a construir e a desenvolvê-la enquanto maior instituição universitária de Ensino Superior Privado em Portugal, comprometida com a produção, disseminação e preservação do conhecimento e do saber responsável.
Através de um número crescente de ciclos de estudo e atividades de formação, estamos empenhados e qualificados para proporcionar uma educação que se concentre na efetiva preparação e desenvolvimento de competências académicas, pessoais e sociais necessárias ao futuro de todos.
A nossa aposta ambiciosa na investigação alinha-se com as prioridades nacionais e europeias de desenvolvimento e de sustentabilidade, com especial atenção ao Espaço Lusófono do Ensino Superior, em que somos parceiro incontornável e bem presente. Continuaremos a afirmar-nos de forma empenhada, com elevado nível de excelência e de qualidade, no desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior.
Exemplos desse compromisso são a Aliança FilmEU, que resulta de um consórcio de oito instituições europeias para criar uma Universidade Europeia nas áreas do Cinema e Artes do Media; os programas Erasmus Mundus, parcerias europeias de desenvolvimento institucional e internacionalização; e os projetos transnacionais em que muitos docentes e investigadores estão envolvidos nas mais diversas áreas científicas. Estes exemplos foram importantes para a acreditação institucional da universidade pela A3ES e para os excelentes resultados na avaliação das unidades de investigação, promovida pela FCT.
As nossas prioridades institucionais centram-se no sucesso dos nossos estudantes, baseado num modelo pedagógico inovador e interdisciplinar, no rigor da investigação e no envolvimento com a sociedade, assente em parcerias culturais, profissionais e académicas.
Perante os novos desafios com que está confrontada a universidade, a ULusófona tem de se transformar para poder continuar a ser aquilo que sempre foi: espaço de autonomia e liberdade, onde se produz e desenvolve conhecimento e saber. Por necessidade e essência, esta instituição tem de estar aberta ao mundo, tornando-a num ponto de cruzamento entre a aprendizagem, a investigação teórica, aplicada, artística e laboratorial, a intervenção cultural e social, e ainda de relacionamento sinérgico com o mundo empresarial e a atividade económica.
Trata-se de estarmos atentos e recetivos, de forma crítica, a tudo o que fortalece a nossa missão.
Universidade Lusófona
Uma Universidade de Futuro