Skip to main content
Reitoria

Vice-Reitoria para a Qualidade e Desenvolvimento Académico

Luís Cláudio Ribeiro
Vice-Reitor para a Qualidade e Desenvolvimento Académico

A Universidade Lusófona (ULusófona) tem desde a sua fundação, e em parceria com as entidades públicas e privadas, o princípio de que a qualidade é essencial à prossecução de todas as suas atividades, bem como ao seu desenvolvimento em prol de uma sociedade cada vez mais dependente do ensino universitário e da ciência. A cultura da qualidade deve, portanto, prevalecer e ser do interesse particular e geral.

A ULusófona enquadrou a importância da qualidade e sua gestão em todos os agentes universitários, desde estudantes, docentes e não docentes e parceiros académicos.

A par com a missão da Universidade Lusófona e seus objetivos estratégicos, estabeleceram-se como documentos estruturantes da qualidade e sua gestão.

O Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) tem como objetivo promover a qualidade nas estruturas da universidade e abrange todas as atividades da instituição. O SIGQ é, simultaneamente, instrumento de promoção da qualidade e de apoio ao planeamento estratégico da Universidade.

O desenvolvimento e melhoria contínua do SIGQ assenta em estruturas e num enquadramento formal que permitem a concretização da política e das estratégias institucionais para a qualidade, nomeadamente:

  1. Dispor de objetivos claros enquadrados em documentos, leis ou despachos;
  2. Incorporar estruturas e níveis de responsabilidade de coordenação, que permitam a sua operacionalidade;
  3. Implementar mecanismos de auscultação das partes interessadas e de monitorização das boas práticas;
  4. Promover a produção de indicadores de desempenho e sua divulgação que permitam uma melhoria contínua da Instituição.

As estruturas de coordenação, articulação e suporte à Qualidade e Desenvolvimento Académico são, sobretudo:

  1. A Reitoria, a Administração e as Unidades Orgânicas.
  2. O Serviço de Gestão de Qualidade (SGQ).
  3. Gabinete de Desenvolvimento Institucional.

A informação produzida é disponibilizada a todos os órgãos académicos, unidades orgânicas e administração, permitindo assim os contributos e reflexão de todos os envolvidos na qualidade da academia.

Desejamos nos próximos 3 anos consolidar a ULusófona como uma universidade voltada para o futuro, para tal cumprindo todos os requisitos científicos, pedagógicos e de gestão que nos posicionam entre as melhores.

  1. Supervisionar e monitorizar as práticas e processos para a otimização da gestão da qualidade da universidade;
  2. Supervisionar e monitorizar os procedimentos para articulação dos diferentes agentes e estruturas no Sistema Interno de Garantia de Qualidade, seu cumprimento e certificação;
  3. Supervisionar e monitorizar os processos operacionais para o desenvolvimento institucional da universidade;
  4. Supervisionar e monitorizar os processos de gestão académica em parceria com as unidades orgânicas e a administração;
  5. Apoiar o processo de avaliação do pessoal docente e a realização dos concursos internos.