Skip to main content

Doutoramentos Honoris Causa

Doutor Honoris Causa - Professor Ivor Goodson

O Professor Ivor Goodson é uma referência na área das Ciências da Educação, com uma trajetória profissional ímpar, digna de ser seguida e homenageada.

Doutor Honoris Causa - Sua Excelência o Presidente da República de Cabo-Verde, Doutor José Maria das Neves

A Universidade é um espaço de saber. Desenvolvê-lo, cuidá-lo, deixá-lo ser é uma tarefa que cabe a todos, mas acima de tudo aos que fazem da universidade a instituição dos saberes. Como é evidente, o saber está por todo o lado, pertence a todos, dos mais humildes aos mais ilustres, dos povos aos génios.. Permita-me evocar aqui a voz de Germano Almeida, esse escritor que sabe dizer, com ironia e precisão, o que somos e o que tentamos ser: “A cultura não é coisa de livros, é coisa de gente. E o que a gente faz, pensa e diz - mesmo sem saber que está a fazer cultura — já é a cultura da gente.” E acrescenta: “Uma sociedade livre só se constrói se cada um aceitar que o futuro é também da sua conta.”

Honoris Causa - Professor Carlos Queiroz

Por parte da Universidade a concessão de um doutoramento Honoris causa corresponde ao desejo de reforçar e fortalecer a nossa vida académica, homenageando alguém que nos acrescenta e faz melhores. Sendo uma personalidade singular, juntando-se assim o nosso homenageado às obras singulares de outros doutores como Maria Barroso, Rocha de Matos, Agnes Varda, Souto Moura, Mário Mesquita, Nam Goldim, Onésimo Teotónio Pereira, António Saraiva, Francisco Pinto Balsemão, entre outros. (José Bragança de Miranda, Reitor)