Skip to main content
Doutoramentos Honoris Causa

Honoris Causa - Professor Carlos Queiroz

Por parte da Universidade a concessão de um doutoramento Honoris causa corresponde ao desejo de reforçar e fortalecer a nossa vida académica, homenageando alguém que nos acrescenta e faz melhores. Sendo uma personalidade singular, juntando-se assim o nosso homenageado às obras singulares de outros doutores como Maria Barroso, Rocha de Matos, Agnes Varda, Souto Moura, Mário Mesquita, Nam Goldim, Onésimo Teotónio Pereira, António Saraiva, Francisco Pinto Balsemão, entre outros. (José Bragança de Miranda, Reitor)

"Portugal tem tido um enorme impacto no futebol há muitos anos, com um alcance que se estende muito além das suas fronteiras, e o Carlos Queiroz tem estado na vanguarda disso. Treinou em 11 países, em 5 continentes e dirigiu 7 seleções nacionais.

Esteve presente em 4 campeonatos do mundo do futebol da FIFA e contribuiu para o desenvolvimento de muitos jogadores. Foi justamente apelidado de pai da “geração de ouro” portuguesa, que abriu caminho para décadas consecutivas de notáveis conquistas. É Justo dizer que existe um futebol português antes e depois de Carlos Queiroz. Durante todo este tempo demonstrou um extraordinário amor e paixão pelo futebol, bem como um nível de conhecimento e vanguardismo que o levou ao auge do nosso jogo.

É um cosmopolita e um homem que partilha da visão da FIFA, na qual o futebol devia ser verdadeiramente global.

Parabéns Carlos- Doutor Honoris Causa- e muito obrigado por tudo o que tens feito pelo nosso amado desporto."

Mensagem de Elogio pelo presidente da FiFA

Senhor Gianni Infantino