Notícias
Universidade Lusófona signatária da MAGNA CHARTA UNIVERSITATUM
11 a 13 de novembro
De 11 a 13 de novembro decorreu o Aniversário da Magna Charta Universitatum MCU 2020 - 2025, no King's College London, em Londres.
A cerimónia da assinatura da MCU 2020 realizou-se na Capela do King's College London, com discursos de abertura por Shitij Kapur, Vice-Chanceler e Presidente do King's College London, Giovanni Molari, Presidente do Observatório Magna Charta e Reitor Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, contando com a palestra principal por Sjur Bergan, Ex-Chefe do Departamento de Educação do Conselho da Europa.
Seguiu-se a Assinatura da Magna Charta Universitatum por parte dos novos signatários, entre os quais esteve a Universidade Lusófona, representada pela Vice-reitora para a Internacionalização e Cooperação, Professora Isabel Babo. Em nome dos signatários, Andrew Deeks, Presidente da Murdoch University, Austrália, proferiu o agradecimento. O discurso de encerramento coube a Patrick Deane, Presidente do Conselho Administrativo do Observatório Magna Charta, Diretor e Vice-Chanceler da Queen's University, Canadá.
Os novos signatários, entre os quais a Universidade Lusófona, endossam a MCU 2020, juntando-se a uma rede global comprometida com a defesa desses valores e princípios fundamentais, nomeadamente, os princípios da liberdade académica, dos valores universitários e da autonomia institucional.
Foi assim que, no âmbito do Aniversário da Magna Charta Universitatum MCU 2020 – 2025, no King's College London, e sob o tema What are universities for? Higher education principles, values and responsibilities in a fragmented world, os participantes participaram em palestras, painéis de discussão e sessões interativas, de 11 a 13 de novembro, em que se debateram o papel em transformação das universidades perante os desafios globais.